Mulheres Empreendedoras na Chocolateria: O Caminho para o Sucesso.
O empreendedorismo feminino tem se destacado cada vez mais no cenário econômico global, e nós continuamos a conquistar nossos espaço em diversos setores.
Assim como a alta culinária, a confeitaria e chocolateria de grife são áreas com forte prevalência masculina. Basta pegar uma lista dos chefs mais conhecidos no Brasil e no mundo para constatar.
Apesar disso, as mulheres tem criado seu espaço, e com jeitinho, quebrando barreiras e conquistando seu lugar no topo destas cadeias produtivas.
Negócio delicioso e lucrativo
Na chocolateria, essa tendência não é diferente. As mulheres empreendedoras estão explorando o mundo do chocolate, transformando-o em uma opção lucrativa e deliciosa de negócios.
No entanto, para alcançar o sucesso nesse campo competitivo, a busca por conhecimento e aprimoramento são cruciais.
A chocolateria permite diversas possibilidades de produção de chocolates artesanais, trufas, bombons e outros produtos, sendo um terreno fértil para as mentes criativas brilharem!
A qualidade e a exclusividade dos produtos de chocolateria podem atrair um público fiel e ávido por experiências gastronômicas únicas.
Além disso, a crescente conscientização sobre ingredientes sustentáveis e saudáveis cria oportunidades para inovações no mundo do chocolate.
No entanto, o sucesso na chocolateria não é garantido apenas pela paixão e criatividade.
É essencial adquirir conhecimento técnico e aprofundar-se nas técnicas de produção de chocolates, temperagem, moldagem, decoração e gerenciamento de negócios.
Estudar e se aprimorar no campo da chocolateria é uma escolha inteligente para qualquer mulher empreendedora.
Por que empreender com chocolate?
Pense em um brigadeiro. A maioria das mulheres aprendem a fazer o doce ainda adolescentes, em casa, com ajuda da sua mãe e avós.
Pense em um bolo, ou uma sobremesa de travessa.
Nossa cultura tem fortes laços com povos que amam e sabem muito bem trabalhar com doces, e a doçaria está presente em nossos lares desde sempre.
Mas o chocolate é diferente.
Ele tem todo um grau de complexidade.
Eu mesma já vi minha mãe tentar fazer a temperagem de chocolate várias e várias vezes, sem sucesso.
Eu já a vi desistir de vender chocolates na Páscoa para ter renda extra por não conseguir um resultado legal. E minha mãe é uma das mulheres empreendedoras mais raçudas que já conheci.
O chocolate é um ingrediente de valor elevado e difícil de lidar.
Isso pode ser visto como um problema ou como uma oportunidade.
Quanto mais difícil, menos gente disposta a fazer. E quanto menos gente fazendo, mais oportunidades de vendas.
Sabemos que as pessoas estão ficando cada vez mais preguiçosas, procurando atalhos para o sucesso. Também sabemos que atalhos não existem, pois tudo que é bom, digno e duradouro é construído com o tempo.
Tudo está na forma como encaramos o dilema, concorda?
Profissionalização é a Chave.
Tudo que é complexo pode ser decodificado, e estudar o chocolate a fundo é que vai virar essa chave.
Aprofundar-se em cursos relacionados à chocolateria permite às mulheres empreendedoras adquirir habilidades técnicas sólidas, o que, por sua vez, resulta em produtos de melhor qualidade.
Entender profundamente a ciência que envolve esse ingrediente foi o que me permitiu produzir e vender mais de 2 toneladas de chocolate por mês, começando do absoluto zero.
Esse conhecimento base é fundamental e libertador, pois a partir dele, podemos criar nossos produtos autorais e nos diferenciar no mercado.
É muito mais que fazer bombom bonito e gostoso
Fazer chocolate é só uma parte de um negócio lucrativo e de sucesso.
O conhecimento de técnicas de gestão de negócios, como sistematizar sua operação, marketing e gerenciamento de custos e preços, é fundamental para garantir a viabilidade econômica do empreendimento.
A presença de mulheres empreendedoras na chocolateria não é apenas sobre a criação de produtos deliciosos; é sobre a criação de um negócio sólido e próspero, que gere emprego e renda pra sua família.
Portanto, a busca contínua por educação e aprimoramento é uma peça fundamental para alcançar o sucesso.
As mulheres empreendedoras que investem em conhecimento técnico e habilidades de gestão têm mais chances de prosperar em um mercado altamente competitivo.
Na hora de escolher sua especialização, busque aprender com quem vive de chocolate no dia a dia e tenha um negócio sólido, e não apenas ensine as técnicas de chocolateria.
Prefira os cursos de chocolateria que vão além de receitas e técnicas de pinturas da moda.
Acredite: depois de aprender as bases, criar receita e pinturas vai ser muito, muito fácil pra você.
Minha história como mulher empreendedora
Vou escrever um pouquinho sobre minha história, quem sabe possa te inspirar.
Eu tenho uma fábrica de chocolates artesanais bean to bar. Isso quer dizer que fazemos chocolates do zero, desde o cacau até a barra.
O nome dela é Java Chocolates e é especializada em chocolates puros e saudáveis.
Hoje minha fábrica ocupa um galpão de esquina, com maquinários e tecnologia que jamais sonhei ter. Produzimos cerca de 2 toneladas de chocolate por mês, que são vendidos para todo o Brasil.
Mas eu comecei na cozinha da minha casa, sozinha, em uma cidade totalmente desconhecida, e sem nunca ter trabalhado com alimentos na vida.
É que antes disso, eu me formei em computação, e trabalhei nesta área por 10 anos, tendo uma carreira bem consistente em multinacionais da área financeira.
O diagnóstico de sensibilidade ao glúten e ao leite me fez virar a chave e botar em prática um desejo latente, que tinha desde criancinha: o de criar coisas.
Eu sempre fui inconformada e rebelde, mas no assunto trabalho não podia vacilar: os boletos que chegavam desde muito cedo em meu nome precisavam ser pagos. Meus pais não pagaram por escola, faculdade, cursos e eu tinha que me virar.
Mas aos 29 anos de idade, quando já tinha guardado um dinheiro, resolvi dar um salto em direção ao meu sonho e criar meu negócio próprio.
Escolhi o chocolate pois sempre AMEI chocolate. Logo que me vi impedida de comer por causa do glúten e da lactose, vi o quanto eram ruins as opções para alérgicos naquela época.
Isso foi em 2013. Naquela época, ninguém falava de chocolates bean to bar no Brasil, e fui aprender sobre isso em livros. Fiz mil cursos sobre panificação, confeitaria, finanças e produção industrial para agregar conhecimentos à minha marca.
Em 2014, nos mudamos de São Paulo para Belo Horizonte, cidade em que eu conhecia apenas 2 pessoas: um amigo do meu marido e sua irmã, que logo se mudou de lá.
Eu estava sozinha, criando uma empresa do zero, em uma cidade totalmente nova onde não sabia nem tomar um ônibus – e lembra que a tecnologia em 2014 não era como hoje.
Fui construindo a empresa e a marca devagar, aprendendo e praticando, acertando e errando, mas sempre mantendo os pés no chão e o foco no crescimento da empresa.
Em 2015, meu marido largou seu emprego como gerente de TI e se juntou a mim neste negócio, do qual vivemos até hoje.
Mulher, você que tá aí do outro lado da tela, presta atenção: se eu consegui partindo do zero, você vai conseguir também.
Se você está lendo este post, é porque é esforçada e não tem medo do trabalho duro, nem preguiça de aprender.
Bora entrar no time das mulheres empreendedoras?
As mulheres empreendedoras na chocolateria têm uma oportunidade lucrativa e gratificante.
No entanto, o sucesso nesse campo requer mais do que paixão. A busca constante por conhecimento e o aprimoramento técnico são cruciais para garantir a qualidade dos produtos e a sustentabilidade do negócio.
Ao combinar criatividade com educação, as mulheres empreendedoras podem desfrutar do doce sabor do sucesso na chocolateria.
Ficou animada pra aprender? Veja como posso te ajudar.