Você já sonhou em viver de chocolate e transformar essa paixão em um próspero negócio? O empreendedorismo no setor de chocolates, quando bem estruturado é uma vertente que resiste a crises e surfa nos momentos de prosperidade.
O chocolate não é apenas um alimento mágico e delicioso, é uma tela em branco para a criatividade, a inovação.
Com ele, é possível criar uma miríade de produtos que atende a todas as classes sociais.
Empreendedorismo no setor de Chocolates: Dicas para o Início do Negócio
Antes de tudo, quero fazer um disclaimer:
EMPREENDER NÃO É PRA TODO MUNDO.
Não é fácil, e toda decisão, por mais bobinha que seja, tem impacto DIRETO NO SEU BOLSO.
De acordo com dados do IBGE, 80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o primeiro ano. Enquanto 60% dos negócios fecham antes dos cinco.
Todo negócio exige uma boa dose de curiosidade e MUITA persistência. As regras do jogo mudam o tempo todo.
Mas, ao mesmo tempo, é gratificante.
Empreender permite que a gente trabalhe de acordo com nossos valores. E no fim das contas, o que somos além dos nossos sonhos e valores?
Se você é uma pessoa que não se conforma com o que acontece ao seu redor, tem sede de mudança e não tem medo do trabalho duro, o empreendedorismo é o melhor caminho para você.
Dicas para quem quer começar a empreender com chocolate
Este ano, minha fábrica de chocolates completa 10 anos. Desde que registrei a marca, nosso país passou por um impeachment, greve dos caminhoneiros, pandemia e uma crise econômica sem precedentes.
A marca continua sólida, lucrativa e o mais importante: fiel aos seus pilares de levar saúde e inclusão para pessoas alérgicas sem perder a qualidade e pureza.
Compartilho algumas dicas que nos fizeram chegar até aqui, navegando por estes anos turbulentos sem perder nossa essência:
1.Desvendando o Mercado de Chocolates:
O primeiro passo é entender o vasto mundo do chocolate. Quais são as tendências atuais? Quem são seus clientes potenciais? O que você consome e admira?
Esta pesquisa inicial é a base sobre a qual você construirá seu império chocolatudo.
Para se inspirar, leia este artigo que escrevi sobre as tendências da chocolateria para 2024.
2. Seja fiel a seus princípios
De novo: Empreender não é fácil.
Ser fiel a seus princípios servirá de motivação para continuar, quando tudo estiver nebuloso.
Se você escolher um nicho por moda ou porque dá mais dinheiro, vai ficar pulando de galho em galho ao encontrar dificuldades.E a falta de foco é o caminho mais certeiro para a falência.
3. O Mapa do Tesouro: Seu Plano de Negócios:
Cada grande jornada começa com um mapa, e no empreendedorismo, esse mapa é o seu plano de negócios.
Desenhe seus objetivos, estratégias de financiamento e marketing. Lembre-se, um plano bem pensado é meio caminho andado.
Neste artigo, explico como criar um plano de negócios simplificado, para quem está começando.
4. Dominando a Arte do Chocolate:
Fico p* da vida quando vejo marketeiros dizendo que hoje em dia não há diferenciação nos produtos, e só no marketing.
O coração de seu negócio está na qualidade do seu produto. Produto bom vende mais SIM. Quem já comprou um chocolate indicado por blogueiras e achou ruim pra caramba?
Voltou a comprar? É claro que não.
Invista tempo e recursos em aprimorar suas habilidades técnicas. Procure cursos que possam transformar sua paixão em arte comestível, com segurança e responsabilidade.
No meu curso de Chocolateria Profissional Online, ensino desde os princípios básicos de higiene e segurança do alimento, até fazer verdadeiras jóias de chocolate.
Porque beleza é importante, mas garantir que ninguém vai passar mau ao consumir seu produto é FUNDAMENTAL (e muito neglicenciado por aí!)
5. Equipamentos: Os Pincéis do Artista:
A qualidade dos seus chocolates começa com a qualidade dos seus equipamentos. Escolha ferramentas que permitam precisão, eficiência e, claro, que desbloqueiem sua criatividade.
O investimento monetário vai se pagar economizando seu TEMPO.
6. Construindo Sua Marca:
O mundo precisa ouvir sobre seu chocolate! Estratégias inteligentes de marketing e branding são cruciais.
Crie uma identidade visual cativante e use as mídias sociais para contar a história por trás de cada barra de chocolate.
No curso de negócios ChocoBiz, compartilho detalhes práticos para criar sua marca forte, além da parte estratégica dos bastidores.
7. Inovando no Sabor e na Experiência:
O setor de chocolates é dinâmico. Mantenha-se atualizado, experimente novos sabores e texturas.
É comum o chocolateiro virar um chocochato, e menosprezar os chocolates de outras marcas e indústrias. Não faça isso!
Prove tudo o que você puder e avalie levando em conta os fatores comerciais do produto, e não somente as notas gustativas, textura, aroma e sabor.
Faça chocolate para pessoas comuns, e não para outros chocolateiros.
8. Compromisso com o Futuro:
Não poderia terminar sem falar sobre sustentabilidade.
O chocolate sustentável não é apenas bom para o planeta, é bom para os negócios, como revela a nossa pesquisa de tendências.
Infelizmente, o mundo agro, principalmente o cacau e o açúcar, tem casos terríveis de trabalho escravo e danos ao meio ambiente.
Pratique a responsabilidade social, escolha fontes éticas para seus ingredientes e contribua para um mundo mais doce e justo.
Empreendedorismo no setor de Chocolates: É sua praia?
E aí, animou participar desse mercado junto comigo?
A jornada para se tornar um empreendedor de sucesso no mundo do chocolate é tão excitante quanto desafiadora.
Com paixão, planejamento e perseverança, você pode criar não apenas chocolates incríveis, mas também uma história de sucesso inspiradora.
Então, por que esperar? O mundo do chocolate aguarda a sua marca única. Comece hoje a dar forma ao seu sonho doce! Eu posso te ajudar com isso!