Como planejar a Páscoa: A Recessão e a crise do cacau impactarão a chocolateria em 2025?

A Páscoa é o período mais importante do ano para o mercado de chocolates. Em 2025, ela cairá no final de Abril, junto com o feriado de Tiradentes.

Isso pode dar a falsa impressão de que há tempo de sobra para planejar, mas o desafios desta temporada vão muito além da criatividade para desenvolver produtos.

Páscoa e a Crise do cacau

A crise global do cacau, impulsionada por fatores climáticos e de mercado, está elevando os custos da matéria-prima a patamares históricos.

Segundo a ConfectioneryNews, os preços da amêndoa de cacau atingiram recordes devido à baixa produção na África Ocidental, que responde por mais de 70% do suprimento mundial. Com safras reduzidas e demanda constante, o impacto já se reflete na indústria, forçando marcas a reajustarem preços, revisarem gramaturas e até a explorarem alternativas ao cacau tradicional.

Como fabricante de chocolate que compra cacau diretamente do produtor, sentimos o aumento na pele.

E, acredite: fazer malabarismo para não repassar o aumento totalmente não foi a pior parte. O pior está sendo planejar a produção com a escassez da matéria prima: os produtores que conseguem colher o cacau preferem exportar do que vender para o mercado interno.

Para os chocolatiers e empresários do setor, planejar a Páscoa este ano não será apenas uma questão de criatividade, mas de estratégia baseada em dados.

O que os números do passado ensinam sobre a Páscoa do futuro?

Antes de definir cardápio e estratégias de precificação, um olhar atento para os dados de Páscoas anteriores oferecem insights valiosos.

Algumas perguntas fundamentais para análise:

  • Quais produtos tiveram melhor performance de vendas e margem? Produtos premium continuarão crescendo ou haverá maior sensibilidade ao preço?
  • Quais canais foram mais eficazes? O crescimento do e-commerce continuará forte ou haverá uma retomada das compras presenciais?
  • Como o comportamento do consumidor mudou? A crise do cacau e alta dos preçosalterou os hábitos de compra?

As notícias já dão conta das grandes marcas que estão reformulando estratégias, testando novas formulações e reavaliando preços para equilibrar margens e manter a competitividade.

O que fazer nesta Páscoa?

O ano de 2024 foi marcado por inflação e aumento no custo dos alimentos. Os problemas climáticos afetaram não só o cacau, mas a agricultura de forma geral.

Além disso, tivemos um descontrole do câmbio, e grande parte dos alimentos tem preço indexado ao dólar.

Marcas que comunicam de forma clara a qualidade de seus ingredientes, o processo artesanal e a diferenciação de seus produtos terão vantagem.

A transparência será um fator decisivo: informar sobre a origem do cacau, os impactos do mercado e as razões por trás dos preços pode ajudar na fidelização.

Mas, momento é de cautela. Não basta criar vários produtos com os ingredientes da moda, gastar com embalagens requintadas e não conseguir repassar o custo para o cliente e obter lucro.

É preciso conhecer o seu público, e saber até quanto consegue esticar o seu preço.

Sim, é difícil saber. Mas não fique apenas no Achismo: vá a campo, pesquise o preço dos concorrentes, faça as contas com precisão e não deixe de estimar as perdas que você vai ter (sempre tem.)

No curso Chocolate Decodificado temos um módulo sobre Precificação onde abordo tudo isso de maneira objetiva, sem romantismo. Afinal, não dá pra brincar com dinheiro.

A Páscoa 2025 cai em Abril.

Vantagens de uma Páscoa em Abril:

  • O clima vai estar mais fresco, e isso faz TODA diferença na produção, entrega e consumo de chocolate.
  • Você terá mais tempo para planejar, divulgar e executar sua Páscoa.
  • Maior distância das contas de começo de ano, como material escolar, IPVA etc. Ou seja, mais dinheiro disponível para a população.

Só quem viveu 2024 sabe a loucura que é quando a Páscoa cai em meados de março – fora o calor absurdo. Então bora aproveitar as condições favoráveis de 2025 para lucrar.

Como a sua marca está se preparando?

A Páscoa 2025 traz desafios únicos, mas também oportunidades para quem souber alinhar dados, estratégia e diferenciação.

Observar tendências, ajustar preços com inteligência e comunicar o valor real do produto serão pontos-chave para uma temporada de sucesso.

Para quem está começando, fazer o básico bem feito sem comprometer a sua saúde financeira, já vai alavancar sua carreira.

É preciso planejamento, mas não tenha pressa. Os interessados começarão a aparecer depois do Carnaval, mas o fechamento de vendas é sempre nas duas últimas antes do feriado.

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