“Temos o melhor chocolate na categoria TAL”. Abro o Instagram e vejo uma marca exibindo, orgulhosa, a embalagem do seu chocolate com 3 chamativos selos de prêmios.

OPA, quero conhecer!

Fico curiosa pra ver os pontos de venda do tal chocolate tão especial, e vejo que está presente em poucas lojas, além da própria lojinha de quem faz.

Ah, deve ser um produto muito especial e exclusivo!

O perfil da fábrica é bem pequeno, e nota-se, pelas postagens ultra-humanizadas da moda, que a produção também é. Em poucos minutos, dá pra ver que tem pouca noção dos critérios básicos de higiene e segurança de alimentos.

O Melhor chocolate de acordo com quem?

Uma rápida investigada nos mostra que muitos prêmios são concedidos por concursos tão pequenos quanto as marcas, que julgam vários critérios aleatórios e “premiando” quase todo mundo que pagou para participar.

Sim – Concursos e selos são pagos. Assim como matérias de televisão e revistas famosas, viu….

Essa tendência dos concursos e premiações não é recente: os vinhos são precursores nisso.

Qquem nunca escolheu um vinho por ter alguma medalha colada no rótulo?

E a moda foi passando para os cafés, os queijos, cervejas. Logicamente, o chocolate artesanal, caçula da turma, entraria na onda.

O efeito etiqueta dourada

O burburinho gerado em torno de um prêmio, mesmo que de mentirinha, pode ser uma ferramenta de marketing interessante.

O consumidor leigo, tendo diante de si um produto com uma bonita etiqueta dourada e outro sem nenhum selo – tende a comprar premiado, porque julga que alguém que entenda mais do que ele comparou aquele produto com outros e o considerou melhor.

E, sem saber os critérios da premiação nem que todos eles são subjetivos, se sente satisfeito por levar para casa o tal produto premiado.

Todo mundo ganha:  a marca detentora do prêmio exibindo seu selo dourado. O consumidor satisfeito por achar que está levando um produto valioso para casa. A entidade que promoveu o concurso e ganhou sua graninha. Tudo certo então?

Tudo certo até a segunda página.

Tudo certo até quem comprou perceber que aquele produto não é tão bom assim…

Tudo certo até quando a fábrica perceber que o selo sozinho não aumenta venda…

Tudo certo até quando a entidade perceber que, de olho no filão, outras entidades premiadoras surgem dia após dia…

A decadência de prêmios

Não sou eu que to dizendo, mas até mesmo os prêmios sérios estão sofrendo decadência.

Um artigo recente mostra que renomados chefs de cozinha estão abrindo mão suas estrelas Michelin para se livrarem do stress que é se manterem na famosa lista.

Eles querem ter a liberdade de tocar seu negócio, e querem ter a casa cheia.  Cumprir as exigências do guia exigiam padrões de qualidade que deixavam seus menus engessados e caros.

O guia tem sofrido redução em vendas nos últimos 10 anos, e muitos chefs sequer sonham obter a estrela.

Será que a vaidade sucumbiu aos melindres da recessão econômica? Afinal, prêmios e estrelas Michelin não indicam só qualidade e originalidade – indicam altos preços.

Ou trata-se apenas do reflexo de uma sociedade que está mudando o modo de pensar e consumir?

Ou os critérios para a estrela eram tão tão complexos que o cidadão comum não dá a mínima?

Experiência Própria

Por aqui nunca fomos adeptos de concursos e selos.

Primeiro porque gosto é muito pessoal, e a opinião dos meus clientes valem muito mais do que a de jurados.

Fazemos chocolate para quem compra e gosta de comer chocolate. E não pra quem julga e faz chocolate.

Ao invés de investir alto em selos e prêmios, preferimos melhorar nossos processos produtivos,  nosso produto e investir em força de vendas – ou seja, deixar fácil pro cliente comprar o chocolate em sua cidade, ou em nossa loja virtual.

O melhor chocolate, na minha opinião, é o que você gosta.

Talvez para um produto que queira se posicionar como elitista, para poucos, faça sentido. Mas convenhamos: alimento elitizado em pleno 2023 é meio piegas.

E é por isso que nestes quase 10 anos de existência, não temos sequer um selo ou prêmio. Nosso maior prêmio é ver o mesmo cliente comprando o produto pela terceira, quarta, décima vez. Isso sim é uma grande conquista.

Mas pra quem exibe seus selos com orgulho, eu respeito. Eu também já comprei muito vinho pela medalha. Alguns eu me arrependi, mas outros não.

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